Numpy Indices

indices(dimensions, dtype=int)

Esta função gera quantos arranjos as dimensões especificarem, gerando um grid de índices de linhas, colunas e outras dimensões, se houverem. O objetivo é gerar arranjos que possam ser usadas como índices para acesso em outros arranjos. Os argumentos deste método estão especificados abaixo:

dimensions
Tupla contendo as dimensões do arranjo a ser gerado. Se deseja-se criar um arranjo bidimensional, por exemplo, este argumento deve ser da forma (m, n), e os arranjos criados terão m linhas e n colunas.
dtype
Tipo dos elementos gerados. O valor pré-definido é int, pois os elementos serão usados como índices de outros arranjos.

Exemplos:

Nestes exemplos, consideraremos que o módulo numpy foi carregado com a linha de comando from numpy import *. Se você fizer a importação de maneira diferente, não se esqueça de especificar o espaço de nomes sendo utilizado. Estes exemplos podem ser testados diretamente na linha de comando.

Para criarmos uma matriz de índices de 2 linhas por 3 colunas, executamos o comando abaixo:

>>> indices((2,3))
array([[[0, 0, 0],
        [1, 1, 1]],
       [[0, 1, 2],
        [0, 1, 2]]])

Note que uma tupla com dois arranjos foi criada — isso porque duas dimensões foram especificadas. O primeiro arranjo contém os índices das linhas (0 sendo a primeira linha, e 1 a segunda linha), e o segundo arranjo contém os índices das colunas (0 sendo a primeira coluna, 1 a segunda e 2 a terceira coluna). Os arranjos criados podem ser utilizados como abaixo:
>>> a = array([ [  0,  1,  2,  3,  4],
...             [ 10, 11, 12, 13, 14],
...             [ 20, 21, 22, 23, 24],
...             [ 30, 31, 32, 33, 34] ])
>>> i,j = indices((2,3))
>>> a[i,j]
array([[ 0,  1,  2],
       [10, 11, 12]])