Numpy Log

log(x)

O logaritmo é a função inversa da exponencial. Consiste em descobrir qual deve ser o expoente do número de Euler (e = 2.718281828…) para que a potência seja o logaritmando. Matematicamente, define-se, se:

(1)
\begin{align} \exp a = b \end{align}

então

(2)
\begin{align} a = \log b \end{align}
log.png

Esta função pode ser aplicada a um número isolado, a um arranjo de qualquer dimensão ou a uma matriz. A função é aplicada elemento a elemento, e o resultado tem o mesmo formato do argumento (ou seja, é um número isolado, um arranjo das mesmas dimensões do original, ou uma matriz de mesmas dimensões que a original). Apesar de o NumPy ter a capacidade de lidar diretamente com números complexos, o logaritmo de números negativos não pode ser calculado usando esta função, e tentar obter o logaritmo de 0 resultará em erro. A função só tem um argumento:

x
Número, arranjo ou matriz com os elementos dos quais o logaritmo deve ser obtida.

Veja também:

sin() , sinh() , cosh() , cos() , exp()

Exemplos:

Não existe muito segredo sobre como esta função é utilizada. Apenas aplique-a sobre o argumento desejado, e o resultado retornado terá o mesmo formato. Veja abaixo:

>>> a = linspace(1., 4., 9)
>>> log(a)
array([ 0.        ,  0.31845373,  0.55961579,  0.7537718 ,  0.91629073,
        1.05605267,  1.178655  ,  1.28785429,  1.38629436])
>>> log(e)