Numpy

O NumPy é o pacote básico da linguagem Python que permite trabalhar com arranjos, vetores e matrizes de N dimensões, de uma forma comparável e com uma sintaxe semelhante ao software proprietário Matlab, mas com muito mais eficiência, e com toda a expressividade da linguagem. Provê diversas funções e operações sofisticadas, incluindo (mas não se limitando a):

  • Objeto array para a implementação de arranjos multidimensionais
  • Objeto matrix para o cálculo com matrizes
  • Ferramentas para álgebra linear
  • Transformadas de Fourier básicas
  • Ferramentas sofisticadas para geração de números aleatórios

Além disso tudo, as classes criadas podem ser facilmente herdadas, permitindo a customização do comportamento (por exemplo, dos operadores típicos de adição, subtração, multiplicação, etc.). O módulo é implementado em linguagem C, o que dá uma grande velocidade às operações realizadas.

Como obter e instalar o NumPy

Siga as instruções em Como instalar o NumPy.

Tutoriais

Como todo módulo eficiente, o NumPy tem uma certa complexidade. Nesta página, teremos diversos tutoriais para os iniciantes ou aqueles que utilizam a biblioteca pela primeira vez. Se você tem um tutorial disponível para este módulo, ou se deseja publicá-lo neste wiki, inclua-o na lista abaixo:

  • Nenhum tutorial ainda disponível. Aguarde para breve.

Documentação

Siga o link para a Documentação do NumPy, que contém entradas específicas para cada um dos comandos disponíveis desse pacote, com explicações claras e exemplos adequados.

A documentação do Numpy acima relaciona módulos, classes e funções de uma forma bastante parecida com a gerada automaticamente. Também temos também a documentação do NumPy organizada em uma forma alternativa, relacionando os comandos através de sua utilidade. A documentação de cada comando é a mesma, apenas a apresentação é um pouco diferente. Clique aqui para consultar.

Exemplos, Aplicações e Técnicas Avançadas

Além dos diversos exemplos específicos em cada entrada da documentação, nesta seção temos exemplos mais genéricos, envolvendo diversos comandos interagindo entre si, receitas de como resolver problemas específicos ou até mesmo pequenas aplicações inteiras com um foco específico. Se você tem algum exemplo que siga esta descrição, ele pode ser publicado na lista abaixo: