Pylab

O Pylab é um módulo da linguagem Python que permite gerar gráficos de duas dimensões de excelente qualidade, permitindo edição interativa, animações, inúmeros tipos de gráficos diferentes, anotações em sintaxe Latex e salvamento das imagens geradas em diversos formatos diferentes. A sintaxe de criação e manipulação das imagens será familiar para quem já trabalhou com o software comercial Matlab, mas provendo muito mais capacidades, além de uma interface baseada em objetos, para quem conhece a técnica.

O Pylab permite trabalhar com diversos tipos de gráficos diferentes, entre eles: gráficos de funções, múltiplos gráficos, histogramas, funções discretas, torta, barra, etc. Fornece funções para a customização dos gráficos, podendo trabalhar com diversas fontes diferentes, cores, tamanhos de página, e muito mais. Além disso, existem funções para a manipulação e análise de imagens e sinais. Veja abaixo uma imagem gerada pelo Pylab:

pylab-example.png

Como obter e instalar o Pylab

Siga as instruções em Como instalar o Pylab.

Tutoriais

Devido à grande quantidade de opções existentes, o Pylab é um módulo relativamente complexo. É interessante dar uma olhada nos tutoriais abaixo para aprender a mexer com ele. Sugerimos, no entanto, que o leitor dê uma olhada antes nos tutoriais do NumPy, pois eles são extremamente úteis para a geração de gráficos. Se você tem um tutorial disponível para este módulo, ou se deseja publicá-lo neste wiki, inclua-o na lista abaixo:

  • Nenhum tutorial ainda disponível. Aguarde para breve.

Documentação

Siga o link para a Documentação do Pylab, que contém entradas específicas para cada um dos comandos disponíveis desse pacote, com explicações claras e exemplos adequados.

Exemplos, Aplicações e Técnicas Avançadas

Além dos diversos exemplos específicos em cada entrada da documentação, nesta seção temos exemplos mais genéricos, envolvendo diversos comandos interagindo entre si, receitas de como resolver problemas específicos ou até mesmo pequenas aplicações inteiras com um foco específico. Se você tem algum exemplo que siga esta descrição, ele pode ser publicado na lista abaixo:

  • Nenhum exemplo ou aplicação ainda disponível. Aguarde para breve.